Entenda por que as empresas estão apostando em blogs corporativos

By InsideOut Marketing de Conteúdo Nenhum comentário em Entenda por que as empresas estão apostando em blogs corporativos

blogs corporativos

Esqueça o uso dos blogs como diários virtuais. Se no início era assim, atualmente eles já assumem um papel estratégico nas empresas. Os blogs corporativos são hoje uma das ferramentas de marketing digital mais eficientes e, por isso, são cada vez mais usados.

Eles podem contribuir para a imagem da marca, a interação com o público e a atração de novos clientes. Porém, para conseguir os resultados esperados, você precisa antes alinhar a produção dos conteúdos à sua estratégia.

Será que você entende a relevância de um blog? E sabe como torná-lo útil para o seu negócio? É sobre isso que vamos falar neste post. Acompanhe!

Quais são os benefícios dos blogs corporativos?

Conteúdo é um dos pilares do inbound marketing. Por isso, o blog é essencial dentro dessa estratégia, pois concentra a produção de posts que atraem o público para o negócio. Entenda os principais benefícios que ele traz:

Engajar o público

Criar um blog é uma forma de manter os consumidores por perto da empresa, com conteúdos que resolvem suas dúvidas e necessidades. Além disso, esse canal permite a interação por meio de comentários e compartilhamentos, o que aumenta a proximidade com o público.

Assim, cria-se um relacionamento: a marca passa a fazer parte do dia a dia do consumidor, mesmo quando ele não está procurando algo para comprar, e assim ele tende a se tornar mais fiel, já que o vínculo emocional se fortalece.

Educar o consumidor

O blog também serve como ferramenta de vendas. Muitos consumidores que chegam à sua empresa ainda não estão prontos para comprar. Então, os conteúdos ajudam a educá-los sobre seu mercado, produtos e serviços, até que eles estejam bem informados.

Dessa forma, ao longo da jornada do cliente, você conquista a confiança dos consumidores e, quando eles estiverem maduros para tomar a decisão de compra, lembrarão mais facilmente da sua marca.

Posicionar nos buscadores

Ao produzir conteúdos relevantes e originais, aliados a técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para buscadores), o blog pode conquistar um bom posicionamento no Google.

Entre os resultados da busca, as primeiras posições são as mais vistas e clicadas. Portanto, você ganha mais visibilidade sem precisar investir em mídia e ainda recebe visitantes qualificados, que estão buscando ativamente por algum conteúdo que seu blog oferece.

Demonstrar autoridade

Nos posts do blog, você deve falar sobre assuntos relacionados ao seu mercado de atuação. Com base no seu conhecimento e experiência, você pode explicar conceitos importantes, oferecer tutoriais, apresentar tendências e dar dicas para os clientes.

Assim, você mostra que domina o assunto e transmite confiança para o consumidor. Se o seu blog tiver qualidade e for bastante acessado e comentado, você se torna uma autoridade no mercado — o que é evidenciado pelo posicionamento no Google, à frente da concorrência.

Ter um bom custo-benefício

Fazer um blog não custa muito, principalmente se compararmos ao marketing tradicional. Você só precisa comprar um domínio, criar o layout e produzir os conteúdos que muitas vezes até a sua própria equipe pode fazer.

Melhor ainda é que os resultados obtidos são permanentes, pois o post fica publicado e continua atraindo visitantes em longo prazo. No caso de uma mídia paga, por exemplo, ela para de gerar resultados quando não há mais investimento, o que não acontece com o blog.

Como ter um blog corporativo eficiente?

Fazer um blog só por fazer não traz os resultados que você precisa. Por isso, ele deve ser planejado de acordo com a estratégia de negócio. Veja agora as nossas dicas para ter um blog corporativo eficiente:

Conheça a sua persona

O primeiro passo no planejamento de um blog corporativo é criar a sua persona, que é a descrição fictícia de um cliente ideal da empresa. É esse perfil de pessoa que você deve atrair e é para ela que os conteúdos precisam entregar valor.

Como a persona é baseada no comportamento de consumidores reais, pesquise entre os seus visitantes e clientes o que eles buscam no seu blog, quais dúvidas querem resolver na sua jornada de compra e como os posts podem ser úteis para eles.

Produza conteúdos relevantes

Essa é uma premissa básica para o sucesso do blog. Para serem relevantes, os conteúdos devem ser originais, atualizados, úteis e interessantes para a persona. Dessa forma, você também conquista a confiança do Google, que valoriza as páginas de qualidade para o usuário.

Não pense no blog como uma peça publicitária. Os visitantes não estão lá para ver propaganda, e sim para aprender e tirar dúvidas. Então, você deve focar no interesse real da persona, não na sua empresa.

Mantenha uma frequência

Um dos principais diferenciais do blog em relação a sites e portais é a sua dinâmica: ele não foi feito para ficar parado. Quem acessa e acompanha um blog espera sempre encontrar conteúdos novos e atualizados.

Por isso, a frequência de publicações precisa de consistência. É isso que mantém o engajamento do consumidor e demonstra seu comprometimento com a produção de conteúdos.

Divulgue em outros canais

O blog, por si só, pode conquistar uma grande visibilidade nos resultados orgânicos do Google. Mas outros diversos canais do marketing digital podem ajudar a potencializar os seus resultados.

Então, você pode divulgar os posts nas redes sociais, no e-mail marketing, na página inicial do site e em blogs parceiros, por exemplo. Dessa forma, o blog atrai ainda mais visitantes e gera mais oportunidades de negócio.

Alinhe à jornada de compra

Cada etapa da jornada de compra desperta nos consumidores diferentes dúvidas. O blog, então, pode responder essas questões para ajudá-los a amadurecer a decisão.

Por isso, pense em conteúdos que atendam às necessidades de cada estágio, desde assuntos básicos para quem está no começo da jornada até informações aprofundadas para quem já está numa etapa mais avançada.

Pense nas palavras-chave

Palavras-chave servem para identificar o principal assunto de uma página e informá-lo ao Google, que exibe o seu link nos resultados da busca para o usuário que pesquisar por aqueles termos. Portanto, elas ajudam a posicionar o blog no buscador.

Mas, para isso, você precisa aprender a trabalhar com elas. Primeiramente, entenda quais palavras-chave são usadas pela persona para chegar aos seus conteúdos. Depois, utilize-as no texto, título, URL e descrição das imagens, sempre de maneira natural.

Percebeu por que tantas empresas estão apostando em blogs corporativos? Eles são excelentes ferramentas de marketing quando você alinha a produção de conteúdos às necessidades da persona e aos objetivos do seu negócio.

Agora, se você gostou desse post e quer ficar por dentro das novas publicações e outras novidades, siga a InsideOut no Facebook, Instagram e YouTube!

Deixe o seu Comentário
  • Share:

Leave a comment