Os benefícios e dificuldades de expor em um evento | mobLee

By InsideOut Eventos Nenhum comentário em Os benefícios e dificuldades de expor em um evento | mobLee

Os benefícios e dificuldades de expor em um evento

*Post escrito por Júlia Vidigal Munhoz, Analista de Marketing e Conteúdo da mobLee

À medida que as empresas passam a solicitar respostas cada vez mais analíticas e orientadas a dados de seus times de marketing, o investimento em feiras de exposição e ações de patrocínio em eventos adquiriu uma nova dimensão.

Se, durante muito tempo, participar de eventos chave da indústria poderia ser compreendido como mera obrigação, a nível de posicionamento e exposição de marca, hoje, talvez mais do que nunca, é necessário estabelecer objetivos e medir os resultados, buscando sempre otimizá-los.

Novas modalidades de marketing, como o inbound, tem conquistado cada vez mais empresas e, nesse cenário, pode ser tentador subestimar a importância do marketing de eventos.

No entanto, o uso de novas tecnologias tem permitido que as lacunas observadas entre os universos do marketing digital e sua contraparte offline possam ser preenchidas de maneira cada vez mais consistente.

Confira neste post como isso tem sido colocado em prática pela mobLee e descubra como aplicá-lo também à sua empresa!

Expondo em um evento: benefícios e desafios

O marketing de eventos, que costuma ser posicionado como uma das vertentes do marketing promocional, pode se desdobrar sob a forma de diversas abordagens distintas.

Em suma, ele é caracterizado pela sua natureza institucional, disseminando e, ao mesmo tempo, reforçando a imagem das empresas que nele apostam.

De maneira geral, contudo, o investimento em espaços de exposição em feiras de negócios ainda é encarado como uma das ações mais efetivas dessa vertente.

No entanto, esse nem sempre é um investimento trivial, e provar seu valor perante uma série de modalidades de marketing que vêm ganhando tração nos últimos tempos tem se tornado mais difícil.

Isso é enfatizado pela maior dificuldade de se analisar o retorno sobre investimento de ações de marketing offline, em comparação às abordagens online.

Ainda assim, seus benefícios são inquestionáveis, e os seus problemas começam a ser encarados como desafios, à medida que a tecnologia passa a preencher a lacuna existente entre o real e o digital.

Benefícios

Participar de um evento permite a realização de uma série de ações distintas, cada qual contando com os seus benefícios e desafios particulares.

Investimentos em patrocínio e apoio institucional costumam ter como objetivo central a exposição de marca; enquanto a opção por cotas de patrocínio que garantam a presença em espaços de exposição e feiras de negócio oferecem oportunidades efetivas para o fechamento de novos contratos.

A lista de benefícios pode ser bastante extensa:

  • Conhecer e conectar-se a novos possíveis clientes;
  • Expandir a sua base de contatos;
  • Fechar novos negócios;
  • Aproximar-se de clientes já existentes;
  • Conhecer as novidades do seu segmento;
  • Conhecer novas empresas que possam auxiliar o seu negócio;
  • Fortalecer ou estabelecer melhor a sua marca;
  • Acompanhar as novidades dos seus concorrentes;
  • Comunicar-se de maneira direta e pessoal com o seu público;
  • Por à prova a sua estratégia de vendas.

Desafios

A despeito de todos os benefícios destacados, provar o valor prático do marketing de eventos talvez seja seu maior desafio.

Em tempos onde métricas são tratadas como um componente fundamental de qualquer estratégia de marketing, ações offline, de maneira geral, ainda não são capazes de oferecer números tão concretos ou medições tão objetivas quanto ações online.

Por esse motivo, pode ser difícil afirmar de maneira conclusiva se o investimento realizado resultou em um retorno compatível.

Ao mesmo tempo, a captura e gestão de novos contatos tende a ser um processo atribulado e, por vezes, manual.

Em muitos eventos, os expositores dependem unicamente da troca de cartões de visita e anotações avulsas.

Nesses casos, é fácil que alguns contatos se percam, e o registro e processamento dos dados na fase pós-evento acabe tomando um tempo precioso dos vendedores, que devem cadastrar cada contato individualmente em planilhas ou em seu CRM (client relationship manager).

Em um cenário, a princípio, mais favorável, a organização do evento disponibiliza aos seus expositores dispositivos para a captura de contatos, como o leitor de contatos.

Trata-se de um recurso dos aplicativos para eventos que fazem a leitura de códigos de barra e a partir do crachá do participante, fazem o registro do contato em sua memória.

Eles são integrados ao seu CRM e em tempo real, os contatos são enviados aos expositores.

Se, por um lado, isso reduz trabalho manual, por outro, não permite que anotações sejam associadas, dificultando a vida do expositor na hora em que tenta lembrar quem é quem.

É também comum que os fornecedores dos dispositivos de captura demorem pelo menos uma semana para processar e enviar os contatos de cada um.

Por fim, nem todas as vendas oriundas da participação em uma feira de negócios são realizadas durante o próprio evento.

É comum que as negociações se estendam ou, em muitos casos, que o prospect só tenha condições reais de realizar a compra meses após o seu primeiro contato com o produto ou serviço.

Nessas circunstâncias, é relativamente fácil perder o tracking da origem de leads oriundos de eventos.

Conclusão

A participação em eventos é uma das estratégias de marketing centrais em diversas empresas. A recorrência nesse tipo de investimento tende a ser a prova de sua validade.

Mesmo assim, é sempre importante avaliar continuamente o desempenho obtido.

Isso se torna mais claro quando consideramos empresas cujas ações de marketing são centradas no mundo online, onde tudo é mais facilmente metrificável.

Um aplicativo de coleta de dados para o seu evento pode fornecer relatórios inteligentes, com gráficos e informações apresentados de forma clara e compreensível, sem exigir esforço humano.

Isso permite uma noção mais clara do seu investimento e do retorno que obteve com o evento.

Se quiser saber mais sobre o aplicativos em eventos e o leitor de contatos, entre em contato com a mobLee!

Deixe o seu Comentário
  • Share: