SEO: o que é preciso saber para divulgar um site?

By InsideOut Marketing de Conteúdo Nenhum comentário em SEO: o que é preciso saber para divulgar um site?

SEO: o que é preciso saber para divulgar um site?

Criar e divulgar um site é muito importante para aumentar a visibilidade da marca, fortalecendo a presença online e melhorando a experiência do usuário. A internet permite buscar novos consumidores de forma bastante eficiente, mas é preciso planejamento e empenho. Uma das estratégias essenciais nesse trabalho é aplicar as técnicas de otimização, ou SEO.

Então, para que você consiga entender o que representa o SEO e como aplicar, criamos este artigo com as principais dicas. Confira!

O que é SEO e porque preciso conhecê-lo para divulgar um site?

SEO — Search Engine Optimization — consiste nas técnicas de otimização do site para a busca orgânica. O objetivo é aumentar a visibilidade das páginas pelos sites de pesquisa, como o Google. Assim, quando um usuário fizer uma pesquisa com um determinado termo, as páginas otimizadas estarão entre as primeiras posições.

Aliás, ocupar as primeiras posições gera um maior tráfego no site. Em consequência, as vendas podem aumentar consideravelmente.

As técnicas são diversas e devem ser tomadas em conjunto. Ações como o uso correto das palavras-chave, inserção de links internos e externos, boa usabilidade do site, construção de URLs amigáveis e ter um site responsivo são exemplos de técnicas. Para que você entenda melhor o que elas representam, confira o próximo tópico.

Quais são os principais termos relacionados ao SEO?

Palavra-chave

A palavra-chave é o termo usado pelo usuário na busca. Esses termos podem ser divididos em dois grupos: head tail e long tail.

O primeiro termo representa as palavras gerais, como “televisão”. Ao digitar no Google, uma quantidade imensa de páginas aparecerá, com diferentes modelos do equipamento. A concorrência será enorme, mas a procura por essa palavra-chave também.

Já o tipo long tail é mais específico. Um exemplo seria “televisão marca X 42 polegadas”. Com esse termo, a busca é direcionada pelas especificações. O resultado será mais direto, a concorrência é menor, mas o uso dessa palavra também é.

Então, o ideal é que se faça uma mesclagem entre os dois tipos, posicionando-as ao longo das páginas de forma estratégica.

Para encontrar as palavras-chave mais interessantes para colocar na sua página é recomendado utilizar um programa que mostra o volume de buscas do termo, a concorrência e algumas indicações de relevância. Uma boa opção gratuita é o Keyword Planner, do Google.

Links internos e externos

Os links dentro das páginas são, talvez, o principal responsável pelo bom posicionamento na busca orgânica. Os sites de pesquisa buscam oferecer sempre o conteúdo mais relevante ao usuário e se você direciona o público para outras páginas ricas em informação, será valorizado por isso.

Os links internos são os direcionamentos para outras páginas do seu site. Você leva o seu contato a uma informação complementar, aumentando seu conhecimento e melhorando a experiência do usuário.

Já os links externos representam os direcionamentos para fora do seu site. Muitas pessoas podem acreditar que isso é ruim, pois pode tirar o visitante do seu ambiente, mas não pense assim.

Ao inserir um link externo, de uma página relevante, você está investindo na experiência do usuário e será pontuado por isso. E lembre-se: da mesma forma que você está direcionando seus visitantes para links externos, outros sites podem direcionar os leads para o seu ambiente! Portanto, invista em link building!

Produção de conteúdo

Criar conteúdos que ajudem o seu público a sanar as dúvidas é muito importante para divulgar um site. Os potenciais consumidores usarão aquele ambiente como forma de consulta e referência. A quantidade de visitantes aumentará e as pessoas passarão a indicar aquela página para outros consumidores.

Usabilidade do site

Não adianta criar bons conteúdos se o site apresenta dificuldades para ser navegado. A usabilidade do ambiente deve ser pensada para garantir que qualquer visitante consiga acessar as informações buscadas com facilidade.

Lembre-se que os sites de pesquisa têm o objetivo de ajudar o usuário a encontrar o que precisam, e isso passa pela usabilidade do site.

URLs amigáveis

Os mecanismos de busca do Google e outros sites fazem uma varredura na internet para encontrar o que é mais relevante à busca. Nessa procura, a URL, ou endereço eletrônico do site, será verificada.

Se a palavra-chave estiver no endereço, será mais fácil do buscador identificar. Porém, se o endereço eletrônico for composto por uma série de números aleatórios, fica mais difícil esse encontro.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é a visitação do site gerada a partir das páginas da busca orgânica. Aplicando as técnicas de otimização as suas páginas estarão mais visíveis ao público-alvo, atraindo cada vez mais pessoas.

Ao divulgar um site e aplicar as técnicas de SEO, o resultado esperado é que o tráfego orgânico aumente expressivamente.

Site responsivo

Cada vez mais nós utilizamos os dispositivos móveis nas tarefas do dia a dia. Navegar na internet, utilizar aplicativos, trocar mensagens e até mesmo fazer compras. Em 2017, o Brasil chegou a 43% de usuários que acessam a internet unicamente pelo smartphone, dispensando o tradicional computador.

Por isso, ao criar um site é muito importante que ele seja responsivo, ou seja, que se adapte à tela do dispositivo que está sendo utilizado para o acesso. Essa adaptação garante a usabilidade ao usuário, mantendo a mesma qualidade que se fosse aberto em um computador desktop.

Com essa tendência, o Google e os outros sites de pesquisa começaram a analisar se as empresas estavam se preocupando com a responsividade de suas páginas, e então, pontuam na busca orgânica os mais adequados.

Quais são as melhores estratégias para divulgar um site?

Agora que você já conhece os principais termos relacionados ao SEO, chegou a hora de buscar os clientes. Para divulgar um site de forma eficiente, utilize os meios de comunicação usados pelo seu público-alvo: redes sociais, e-mail marketing, marketing offline. Pense em cada ação possível para atingir o público certo.

É muito importante que você monitore o desempenho de cada estratégia, com o objetivo de identificar quais delas estão trazendo os melhores resultados e quais devem ser alteradas ou até mesmo abandonadas.

Ao aplicar as técnicas de SEO, você aumenta a visibilidade do site e melhora a experiência do usuário, possibilitando o aumento das vendas de sua empresa. É importante dizer que esse trabalho é para médio e longo prazo, e deve ser feito de forma constante. Tenha atenção com cada termo que destacamos no nosso artigo e otimize o seu site.

Gostou do nosso conteúdo sobre SEO e como divulgar um site? Então assine nossa newsletter para receber mais artigos como este!

Deixe o seu Comentário
  • Share:

Leave a comment