Rede Social: Você sabe em qual delas sua empresa deve estar presente?

By InsideOut Marketing Digital Nenhum comentário em Rede Social: Você sabe em qual delas sua empresa deve estar presente?

Rede Social: Você sabe em qual delas sua empresa deve estar presente?

A comunicação entre clientes e empresas foi ampliada pelo desenvolvimento das plataformas de comunicação digitais. Mas com tantas opções disponíveis de rede social para empresas, muitos empreendedores acham que é necessário estar presente em todas elas para alavancar as vendas.

Porém, essas ferramentas devem ser usadas de forma estratégica e personalizada, para que você consiga realmente colher todos os benefícios e entregar valor para os consumidores.

Além de conhecer cada uma das redes sociais, é importante considerar o público que se encontra nelas, observando o perfil de clientes que você deseja atingir, para saber o tipo e o formato de conteúdo que deve produzir de acordo com o seu propósito.

Assim, você conseguirá definir as melhores plataformas para sua empresa atuar, construindo uma audiência de qualidade e educando seu público quanto ao mercado de atuação.

Facebook

O Facebook é uma das redes sociais com mais usuários em todo o mundo e essencial para o marketing de todos os tipos de negócios.

É imprescindível ter uma página para sua empresa, já que ele é uma das fontes de pesquisa dos consumidores que desejam verificar a reputação e a credibilidade de um negócio.

Devido à sua popularidade, é possível encontrar um público ativo bem variado, e para uma atuação correta que gere bons resultados em relacionamento e vendas, é necessário criar campanhas personalizadas.

Você deve sempre direcionar os seus conteúdos para a sua persona, aproveitando todos os recursos de segmentação que a ferramenta dispõe, como idade, localização, gênero, interesses, comportamentos e conexões.

No Facebook é possível publicar conteúdos em diversos formatos, sendo eles fotos, vídeos, textos e links, e fazer análises precisas de sua estratégia por meio de métricas e relatórios gerados pela rede social a partir do desempenho de suas postagens,

Instagram

O Instagram é uma plataforma que tem forte relação com o visual, ou seja, é interessante para empresas que trabalham muito com imagem de produtos. Mesmo assim, outros tipos de negócios podem aproveitar de suas funcionalidades para engajar e criar relacionamento com o seu público-alvo.

A grande maioria dos consumidores presentes no Instagram é jovem, mas com os recursos de segmentação e publicação de anúncios similares aos do Facebook, é possível direcionar suas postagens para um público específico, alcançando seus clientes ideais.

Por essa ferramenta também é possível publicar fotos e vídeos, e criar os “Stories”, que são publicações de momentos que ficam disponíveis no perfil por 24h.

Esse é um recurso muito interessante para criar uma identificação entre empresa e cliente, mostrando o dia a dia da empresa ou até mesmo um estilo de vida.

Nas publicações do perfil, é essencial manter imagens que tenham boa qualidade e que sejam atrativas para os seguidores, além de uma legenda interessante para engajá-los e torná-los fiéis de sua marca.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social corporativa, ideal para negócios B2B criarem relacionamentos com outras empresas, investidores, clientes e até mesmo divulgar vagas de trabalho.

Nessa rede social é possível fazer um perfil de empresa e publicar conteúdos em formatos variados, investindo sempre em assuntos institucionais e relacionados ao mercado de atuação, como novidades, pesquisas, entre outros temas que possam ser interessantes para troca de conhecimento e geração de novas oportunidades de negócio.

O LinkedIn é uma ferramenta que pode trazer um retorno bem maior em geração de leads, por meio de conteúdos segmentados e relevantes, além de trazer a opção de publicação de anúncios e análises de seus resultados.

YouTube

O Youtube se destaca como a maior e mais conhecida plataforma de vídeos do mundo, e com a preferência dos usuários por conteúdos audiovisuais, ela cresceu ainda mais.

Os vídeos são conteúdos que podem ser acessados a qualquer momento, em diversos dispositivos e são fáceis de serem consumidos.

Uma empresa pode usar essa ferramenta como meio de levar mais visitantes para os seus outros canais de comunicação e aumentar as vendas.

Porém, é preciso criar conteúdos inteligentes, ou seja, devem ter uma linguagem adequada e um tema que atraia os seus potenciais clientes, como vídeos de tutorial sobre um produto ou até para tirar dúvidas, educar o mercado e entretê-los.

Desenvolvendo uma estratégia segmentada e eficaz, a ferramenta tem alto poder de engajamento e fidelização de clientes.

Twitter

O Twitter é uma rede social de comunicação rápida e direta com um público acima de 25 anos sedento de informações atualizadas.

Por isso, é ideal postar sobre assuntos que estão acontecendo em tempo real, já que os seguidores podem acompanhá-los por lá de forma rápida.

Você pode optar por publicar novidades sobre algum evento que sua empresa esteja participando ou realizando, sobre o lançamento de algum produto ou até mesmo tirar dúvidas dos consumidores.

Por ter uma limitação de caracteres, é ideal desenvolver conteúdos curtos e atrativos, que sejam acompanhados por algum tipo de imagem, GIF, vídeo ou link.

Google+

O Google+ é uma ferramenta que vem crescendo muito nos últimos anos em número de usuários e em relevância para o marketing de empresas.

Por ela também é possível publicar diversos formatos de conteúdos, criar anúncios e fazer o Livestream Hangout, por exemplo. Esse recurso é interessante para fazer uma transmissão ao vivo de algum evento, um bate-papo ou palestra com os clientes.

Além disso, o Google+ é importante principalmente pelo fato de contribuir para o rankeamento e indexação de endereço de uma empresa no Google — o site de buscas mais usado pelos consumidores.

Estar bem posicionado no site de buscas é fundamental para aumentar a credibilidade de sua empresa e se tornar uma referência de mercado.

Ter uma atuação de forma correta em uma rede social é essencial para garantir visibilidade e vantagem competitiva, já que com uma comunicação eficiente é possível engajar, fidelizar e tornar os seus consumidores divulgadores de sua empresa.

Após conhecer as principais características das redes sociais, você conseguirá definir quais são as mais importantes para sua empresa.

Mas não se esqueça de que antes de qualquer atuação, é necessário definir o seu público-alvo e o tipo de conteúdo será ideal para sua estratégia.

Além de criar publicações relevantes e segmentadas em uma rede social para empresas, é essencial acompanhar os resultados financeiros de sua estratégia. Por isso, acesse o nosso post e saiba como calcular o ROI – Retorno sobre o investimento.

Deixe o seu Comentário
  • Share:

Leave a comment