Conheça 6 Ferramentas de Marketing Digital Indispensáveis

By Harley Correia Marketing Digital Nenhum comentário em Conheça 6 Ferramentas de Marketing Digital Indispensáveis

Desde que a internet popularizou-se como meio de comunicação, não há como uma empresa pensar em vender mais sem ferramentas de marketing digital. Se você nunca ouviu o termo, basicamente é o segmento de negócio que reúne todos os recursos e ferramentas necessários para fazer marketing usando a internet.

Marketing de conteúdo, SEO, mídia paga, social media e e-mail marketing são apenas algumas das quase infinitas variações desse instrumento. Em linhas gerais, é uma técnica que permite resultados muito significativos, com velocidade e  custo reduzido — em especial se compararmos com o marketing dito tradicional ou offline.

Trata-se de um esforço de suma importância para empresas de todos os segmentos, pois permite uma presença forte da marca em um ambiente onde os seus consumidores estão presentes. Ou seja, permite que você fale com a pessoa certa na hora certa, ajuda na construção de uma audiência qualificada, exige baixo investimento inicial e ainda possibilita a mensuração e análise dos resultados.

Impossível não querer entrar nesse mundo, não é verdade? Acontece que a realidade é um pouco mais complexa que meia dúzia de parágrafos. Para ter sucesso nesse universo é preciso dominar algumas ferramentas de marketing digital, que são plataformas essenciais para aumentar suas chances de sucesso e o potencial da sua estratégia.

Sabemos muito bem da importância desse conhecimento, e é por isso que reunimos aqui neste post as 6 principais ferramentas de marketing digital que você precisa conhecer.

1. Google Analytics

Já comentamos que um dos principais benefícios do marketing digital é a mensuração e o monitoramento dos resultados. Uma das ferramentas que torna esse trabalho possível é o Google Analytics.

Conhecido como a ferramenta gratuita mais usada por profissionais da área, o GA é um sistema que tem como principal objetivo o monitoramento do tráfego de um site ou aplicativo. Em linhas gerais, ele permite que você tenha acesso a um mundo de métricas relacionadas à experiência do usuário, que vão dizer tudo o que acontece em seu site diariamente.

A configuração inicial é relativamente simples: qualquer pessoa pode acessar o site e criar uma conta. Além disso, a maior parte dos sistemas de gerenciamento de conteúdo para sites — como o WordPress — possuem integrações de fácil utilização para implementação do Google Analytics em um site.

2. Google Trends

Uma das principais iniciativas em uma estratégia de marketing digital é o investimento na produção de conteúdo, tanto para geração de leads no site quanto para a conquista de um bom posicionamento nas buscas do Google. Para fazer isso é fundamental entender a forma como as pessoas utilizam o buscador e, nesse sentido, o Google Trends é uma ferramenta fundamental.

Lançada em 2006, essa é uma ferramenta gratuita disponibilizada pela empresa norte americana. Permite a qualquer usuário visualizar a evolução na quantidade de buscas por uma palavra-chave ao longo do tempo.

De uma forma bem simples, ao pesquisar pelo termo, a ferramenta exibe um gráfico com dados de busca que podem ser filtrados segundo critérios variados, como país, categoria, tempo, entre outros.

Ela é muito útil na hora de desenhar uma estratégia de produção de conteúdo, pois permite que o profissional entenda o comportamento das pessoas em relação à palavra-chave pesquisada.

3. Canva

Assim como em uma campanha de marketing offline, no ambiente digital a qualidade visual do material apresentado ao consumidor é determinante para o sucesso ou fracasso da estratégia. Acontece que nem sempre o empreendedor tem condições de contar com um profissional de design em sua equipe. Nessa hora, o Canva é a saída perfeita.

Conhecida por ser a ferramenta de marketing digital visual perfeita para quem não é designer, o Canva permite que qualquer pessoa crie imagens e artes gráficas para suas campanhas. Em uma interface bastante intuitiva, ele apresenta ao seu usuário inúmeras opções de layouts e templates customizáveis.

Mesmo em equipes que contam com diretores de arte e criativos, é uma ferramenta que auxilia bastante no fluxo de aprovações, pois permite a colaboração entre diversos usuários. Em resumo, a ‘mão na roda’ perfeita para deixar o lado criativo mais ágil e menos burocrático.

4. RD Station

Se você pesquisa sobre marketing digital há um tempo, imagino que já tenha ouvido falar em uma estratégia chamada Inbound Marketing. Basicamente, é uma forma de adquirir clientes que se vale da entrega de conteúdo para atrair o visitante, em detrimento da mídia paga altamente invasiva. Diante disso, RD Station é a plataforma mais completa para auxiliar na operação dessa estratégia.

Desenvolvida em terras tupiniquins, a ferramenta RD Station oferece ao seu usuário todos os recursos de automação necessários para a criação de funis de inbound e jornadas de disparo de conteúdo via e-mail.

Possibilita uma gestão completa da jornada do cliente, desde a atração dele ao site e a transformação do visitante em lead, até o relacionamento com os prospects e o futuro fechamento de vendas.

5. Trello

Você já deve ter percebido que a maior parte das iniciativas de marketing digital envolve pessoas de diferentes áreas da empresa. Por este motivo, a gestão dos processos e atividades em andamento é uma tarefa importante e, ao mesmo tempo, complexa. É para auxiliar nesse gerenciamento que existe o Trello.

Baseado na metodologia de produtividade Kanban, o Trello é uma ferramenta colaborativa que organiza projetos e atividades em quadros. Dentro de cada quadro existem colunas, e nelas, cards que podem ser movidos livremente entre uma e outra, indicando normalmente evolução no projeto.

Tem na simplicidade um dos principais motivos do seu sucesso, e em uma interface intuitiva permite fácil compreensão de cada etapa de um processo organizacional. Além disso, traz recursos que permitem a fácil colaboração entre times e profissionais de diferentes áreas.

6. SemRush

Para realizar uma estratégia de marketing de busca eficiente, é fundamental conhecer seu público-alvo e sua concorrência. Caso contrário, será muito difícil determinar quais palavras-chave serão tratadas como foco nas iniciativas. O SemRush é uma ferramenta de marketing digital que vem justamente para auxiliar nesse contexto.

Composta por uma série de recursos diferentes, o SemRush permite analisar a performance de qualquer site ativo na internet, com relatórios de desempenho completos das páginas e sua performance tanto para acessos pagos, quanto orgânicos. É muito útil não só para entender o seu site, mas também para analisar a estratégia usada pelos concorrentes.

Investir em ações digitais para atração de visitantes e aquisição de clientes é um esforço essencial para qualquer empresa. As ferramentas de marketing digital para fazer esse investimento com qualidade são inúmeras. Com a seleção que separamos nesse post, sua estratégia já começa com bons alicerces para colher excelentes resultados.

Entre em contato com a gente e descubra também como a nossa equipe pode ajudar a sua empresa a ser ainda mais eficiente nesse processo!

Deixe o seu Comentário
  • Share: